Imagem capa - Figurino de Televisão por Lisette Revoredo Guerra

Figurino de Televisão


Editora Paz & Terra, 244 páginas, tamanho 23x26 cm, 4x4 cores

 

O livro "Figurino - Uma experiência na televisão" é uma parceria de Lisette Guerra com a figurinista carioca Adriana Leite e o resultado de sua tese de mestrado. A obra mostra, através de fotos e texto, a feitura do figurino de televisão, desde sua criação e execução, até o momento em que as novelas vão ao ar. É apresentado por Luis Fernando Veríssimo.(visualizar fotos)








Por trás do figurino


Sou contra figurinistas, essas pessoas intrometidas que nos impedem de ver as atrizes nuas.
Elas e eles existem só para esse fim. Tapar a nudez dos intérpretes. Maldição. Se não fosse por figurinistas, peças, filmes, novelas e shows de TV seriam feitos sem roupa. Seria difícil distinguir os personagens, é verdade, e impossível criar um clima, um esquema de cores, uma harmonia de tons ou uma linguagem visual com todo o mundo nu. E esqueça o realismo. Mas em compensação... Pensando bem, estou sendo um pouco radical. Figurinistas têm sua função, mesmo que seu efeito colateral seja tapar a nudez desejada. Poder-se-ia chegar a um meio termo: figurinistas taparem a nudez dos atores, e das atrizes cuja nudez não nos interessa ver, mas não porem a mão, um pano sequer, nas atrizes que queremos ver. Danem-se o realismo, a linguagem  visual, a harmonia de tons, o esquema de cores e o clima. É preciso haver coerência dramática. 


Ter só as bonitas nuas em cena destruiria a coerência, além de ser difícil explicar, no programa ou na sinopse. O figurino deve ser para todos. Muitas vezes o figurino é o maior responsável pela unidade de um espetáculo. Sem figurinos não se conta uma história. Figurinistas são importantíssimos. Figurinistas são indispensáveis. Está bem, me entrego. Tapem tudo!  Tapem tudo! Felizmente, temos Lisette Guerra. A Lisette é mágica. Nas suas fotos você sempre enxerga o que está atrás da superfície. O que não quer dizer apenas que se vê a nudez por trás do figurino, para não dizerem que só penso nisso, mas também se vê a pessoa por trás da nudez. As mulheres de Lisette estão sempre nuas, conscientes da sua nudez, ou nos fazendo conscientes de sua nudez, mesmo vestidas, mas quando estão nuas nunca estão apenas nuas. Felizmente, a Lisette entrou conosco neste camarim.


Luis Fernando Verissimo