Sobre Lisette Guerra

Lisette Guerra

LISETTE REVOREDO GUERRA


Formada em jornalismo e publicidade, Lisette Guerra começou a fotografar profissionalmente nos anos de 1980. Ao longo de duas décadas, publicou suas imagens no jornal Zero Hora. Trabalhou com algumas das mais importantes modelos brasileiras, que confirmaram o gosto, o talento e a sensibilidade da fotógrafa-jornalista diante de seu tema favorito, gente. Fez diversas exposições individuais e suas fotos estiveram em exibição em New York, Buenos Aires, Roma e nas principais capitais brasileiras.


No começo dos anos 2000, foi correspondente, na Itália, da revista Quem Acontece ( Editora Globo) e, paralelamente às atividades no fotojornalismo e na publicidade, investiu em outra de suas paixões, os livros. É autora dos livros Retrato de Modelo (Jornal Zero Hora e L&PM Editores. 1997), Pai & Mãe: visão singular de um tema eterno (2010) e coautora de Figurino – uma experiência na televisão (Editora Paz e Terra, 2002). Cuba, tema de seu quarto livro, rendeu cinco exposições no Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo, em Porto Alegre( 2011), no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República e Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília( 2012), no Memorial do RS( 12/ 2013 e 01/2014), Usina do Gasômetro, em Porto Alegre( 08/ 2014) e Casa de Cultura e Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, em Caxias do Sul( 2017).


Livro Cuba, vencedor do 10o. Prêmio Gaúcho de Excelência Gráfica- categoria Livros Culturais e de Arte 2014, no concurso anual da ABIGRAF-RS( Associação Brasileira da Indústria Gráfica), foi lançado e exibido em importantes festivais de fotografia: Canela Foto Workshops, RS(2014); Paraty em Foco- Festival Internacional de Fotografia de Paraty, RJ(2014); FIFV- Festival Internacional de Fotografia de Valparaíso, Chile(2015); Foto em Pauta- Festival de Fotografia de Tiradentes, MG(2016). Em 2015 fez a exposição Mulheres de Trinta a Quarenta Graus, captando o cotidiano da mulher contemporânea, Lisette vive em Porto Alegre.