Imagem capa - Retrato de Modelo por Lisette Revoredo Guerra

Retrato de Modelo



L&PM Editores e Jornal Zero Hora, 287 páginas, tamanho 21x28 cm, duotone

 

O livro "Retrato de Modelo" reúne fotos e entrevistas, feitas por Lisette, do glamouroso mundo da moda. A obra apresenta dicas e depoimentos de modelos, diretores de agências, editores de revistas, produtores de moda, cabelereiros e maquiadores, do eixo Rio / São Paulo / Porto Alegre. É apresentado por Luis Fernando Verissimo. (visualizar fotos)






RETRATO DE MODELO


Já se especulou que seja alguma coisa na água. Certamente tem a ver com o coquetel genérico que nos formou. O fato é que algumas das mulheres mais bonitas do mundo são produzidas no Rio Grande do Sul. Estamos, mesmo, abastecendo o mundo. “Gaúcha” já é item importante na pauta de exportação do país.


Mas olha eu tratando mulher como commodity. É uma extensão de um velho hábito. No folclore gaúcho o homem domina a cena enquanto as prendas rodam a saia. A função da prenda é fazer um fundo bonita para as exibições dos narcisos de bombacha. Temos uma certa dificuldade em pensar nelas como algo mais do que complementos à nossa vaidade. Mas o adorno ganhou vida própria. Ser bonita virou profissão, rodar a saia está dando dinheiro e prestígio, e a mulher gaúcha brilha nas passarelas e nos estúdios internacionais como raramente brilhava nos centros de tradição. As prendas se agrandaram, tchê! E roubaram a cena.


A Lisette sabe há muito tempo que beleza não é commodity nem adorno. Por trás destas caras bonitas há personalidades, biografias, complicações, inteligências – enfim, gente. Não vamos cair naquela de dizer que só uma mulher poderia fotografar estas mulheres assim, o que seria outra forma de machismo. Mas só uma sensibilidade especial como a da Lisette captaria essa beleza humana atrás da beleza comercial. Está aí, a própria Lisette é outro exemplo o valor diferenciado da mulher gaúcha.
Talvez seja mesmo alguma coisa na água.


Luis Fernando Verissimo